quinta-feira, 14 de maio de 2015

Atletas de Araruama conquistam título sulamericano de Muaythai na Argentina


 O Brasil sagrou-se campeão por equipes no Campeonato Sulamericano de Muaythai 2015, realizado na Argentina no dia 9 de maio. 

      Fotos Camilo Mota


O sucesso brasileiro está diretamente ligado ao município de Araruama, que enviou oito atletas responsáveis por ajudar o Estado do Rio a conquistar a melhor classificação. A equipe araruamense conquistou um cinturão, três ouros, um ouro e uma prata na Super Luta, dois vices e dois terceiros lugares.

Integrantes do Projeto Super Atletas, dirigido pela atleta profissional de MMA Hellen Bastos, e treinados pelo técnico da seleção carioca Alvaro Gama  e da seleção brasileira, Tunico Jr., eles chegaram à competição internacional a partir de classificação obtida nos campeonatos brasileiro e estadual. Com o resultado na Argentina, eles garantiram vaga no Mundial que será disputado em agosto na Tailândia.

“Através do projeto, nós praticamos o Muaythai oficial da IFMA, que está dentro do padrão olímpico e que já está em processo de regulamentação para ser incluído como categoria esportiva nos Jogos Olímpicos”, informa Hellen Bastos, que criou o Super Atletas em 2014 e em apenas um ano de trabalho começa a colher os frutos de seu trabalho.

A atleta começou sua carreira aos 13 anos de idade no Jiu Jitsu, conquistando cinco títulos brasileiros e oito internacionais. Ao se profissionalizar como lutadora de MMA, sentiu a necessidade de se aperfeiçoar e começou a praticar o Muaythai, que se tornou não só uma paixão pessoal, mas também abriu caminho para iniciar outros atletas no caminho da profissionalização. Através do Super Atletas, Hellen Bastos pretende descobrir talentos.

“O Super Atletas não é um projeto social para pessoas carentes, mas é voltado para encontrar os talentos para o Muaythai oficial, independentemente de sua condição socioeconômica. Para isso, nossas aulas são gratuitas e oferecidas por professores voluntários, além de contarmos com apoio da iniciativa privada para a manutenção do espaço de treinamentos”, explica.

Na competição sulamericana estiveram presentes Bruno Damasceno, Cauã Camilo, Gabriel Goes, Ivan Carvalho, Marcus Querino, Marco Amaral, Matheus Perruti, além da própria dirigente do Projeto.

 “O Super Atletas tem por objetivo realizar o sonho que eu já realizei, que é se desenvolver no esporte de maneira profissional, criando oportunidades de participar de importantes competições nacionais e internacionais. O esporte muda o ser humano, a gente se disciplina através dele”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário